Atrás do Crime - conquistando os leitores do Brasil

Atrás do Crime - book trailer

terça-feira, 22 de novembro de 2016

A arte de saber esperar - microconto

   Diz-se que havia um menino que era interpelado por um adolescente de apenas treze anos, que sempre “pedia” seu dinheiro a caminho da escola. À época, acabava entregando-lhe as moedas do lanche, temendo alguma agressão, e os consecutivos atos do pedinte só vinham a deixar-lhe ainda mais fraco, tanto de ânimo quanto de corpo, visto ficar sem o que comer nos intervalos escolares.

   Os anos passaram, o menino cresceu, se tornou adulto, conseguiu emprego. E continuou tendo que dividir parte de seu salário com o “pedinte”, agora também de barba na cara, mas sem escrúpulo tampouco vergonha alguma. 

   Certo dia, contudo, ocorreu-lhe uma ideia e perguntou ao vagabundo:

   - Você sempre a pedir esmolas! E se eu não lhe entregar o dinheiro?

   - Aí, irmão, vou ter que te assaltá.
   
   - Vai me assaltar?

   - Pode ter certeza, mano!

   Aí, o homem pegou a carteira em mãos, abriu-a de forma que o “pedinte” visse as quatro notas de cem reais dentro, e, para espanto do bárbaro, voltou a guardar a carteira sem entregar nenhum tostão.

   - Eu te avisei, f.d.p., se não me der.... – E arrancando uma faca, disse, ameaçador: - Isso é um assalto, desgraçado. Passa toda grana aí.

   O ameaçado, ainda tranquilo apesar da situação, esboçou um leve sorriso no canto da boca. Então, inesperadamente, chutou a faca, imobilizou o bandido contra uma árvore e colocou com habilidade umas algemas que trazia consigo, devido à profissão que adquirira sem o outro saber.

   - Você está preso, amigo. Só estava esperando você deixar de ser um “pedinte” para assumir o papel de ladrão. Demorou...  mas esse é o meu dia de sorte!

   O bandido saiu arrastado, resistindo. E o menino, agora um policial, foi levando o preso, com a satisfação de ter o dever de vários anos finalmente cumprido.

   Moral: Trabalhe muito e aguarde. A oportunidade surgirá.

.  






Cristiane Krumenauer 

Autora de Atrás do Crime, Chamas da Noite, Contos da Namíbia e Memória, Imaginação e Narração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário