Atrás do Crime - conquistando os leitores do Brasil

Atrás do Crime - book trailer

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Das (a)provações que eu tinha


De muitos obstáculos que enfrentei ou que me faziam enfrentar, aprendi com muito custo a superá-los em silêncio, sem me debater contra aquele que o implantava diante de mim, tentando me derrubar. Aos vinte e tantos anos, as afrontas são vistas como uma grande ameaça e a melhor posição que pensamos adotar é a de ataque. Eu atacava. Atacava sempre e sempre à altura dos que me atacavam. Eu não permitia me calar e ficar observando. Achava que tinha que me defender. Pois é... na verdade, eu não tinha.

Com o tempo, quando fui amadurecendo e estava numa posição de poder analisar as ameaças sem sentir medo, consegui perceber muita coisa. Num período de plena consciência e não muita fragilidade, parei de reagir contra aquele que me ameaçava. Simplesmente deixei acontecer e o resultado me surpreendeu, até hoje.

Foi quando parei de reagir que meus inimigos foram derrotados... por si próprios! Minha atitude não foi outra senão a da observação. Quanto mais os inimigos tentavam me oprimir no trabalho, mais pessoas ao meu redor passaram a me defender, incluindo os chefes, que prezavam pelo bom relacionamento no ambiente.

Um dia, ainda recordo como se fosse hoje, perguntaram a minha opinião sobre a possibilidade de demitir ou não o meu adversário. Aquilo me pareceu estranho, pois não cabia a mim tal decisão, afinal, eu não era parte da diretoria. Fui discreta, fui ética, disse que haveria que se pensar onde conseguiriam contratar outro profissional com as mesmas qualidades.

Os dias iam seguindo e a velha estratégia inimiga persistia: “se quiser ser alguém, esmague seus adversários. Mostre que seu trabalho é melhor ressaltando os defeitos do outro”. Que bom que na vida, nem sempre é assim. 

No final do ano, quando tive que pedir demissão pela transferência de meu esposo para o Estado do Rio de Janeiro, meu inimigo fez uma festa de despedida. Sinceramente, eu cheguei a pensar que toda a encenação fosse verdade! Aproveitei a festa, despedi-me de meus colegas e agradeci muito pela oportunidade de ter estado com eles. Agradeci também ao meu inimigo, por ter se importado em mobilizar o pessoal em meu último dia de trabalho. Somente dias depois que percebi a sua estratégia: ele estava sendo malvisto por não ter um bom relacionamento no trabalho. A festa, então, era uma tentativa de mostrar a todos que ele se dava bem comigo e que não havia motivos para que os colegas, e principalmente os diretores, se pusessem contra ele.

Eu não acredito que todas as pessoas sejam puras, pois sei do que são capazes para alcançar o que desejam. Ainda assim, não vou ser artificial, tampouco pretendo me tornar uma estrategista. Eu sei que para se chegar ao sucesso, precisamos ter certas desenvolturas, mas acredito que, acima de tudo, há um Deus que rege tudo isso.

Eu não fui fraca por não reagir ao confronto. Apenas acreditei e acredito que há alguém iluminando minha vida. Acredito também que precisamos ficar mais atentos ao que fazemos. Se agirmos irresponsável e maldosamente, logo veremos os malefícios que criamos... a nós mesmos.  

Não tenho dúvidas disso! Meu adversário não se manteve no emprego. A mentira não tem e nunca terá forças para vencer o tempo. Eu mesma, quando entregue ao orgulho e à raiva, já colhi muito que não queria colher. Paciência! A vida é um aprendizado, às vezes sutil, na maioria das vezes cruel.

Nem sempre é fácil enxergarmos o porquê de estarmos em determinada situação. É preciso viver e refletir para passar a perceber certas coisas. Eu sigo vivendo... mais feliz do que infeliz, mas para continuar assim, pretendo continuar vendo e analisando o que me move até aqui.

A vida não é um deixar viver. Temos o compromisso de aprimorar dia após dia. Essa tarefa não é fácil, é cansativa, mas tem que perdurar a vida toda, dos primeiros aos últimos dias. Ela faz parte de nossa natureza – da natureza humana – e, ao meu ver, não há nada que traduza melhor o sentido de humanidade que o constante aprimoramento. A sabedoria do mercado pode ser conquistada com astúcia, vários diplomas e certificados. Mas a sabedoria da vida provém dela mesma!

                                                                                                                CRISTIANE KRUMENAUER                   
                                                                                            é mestre em Letras, especialista em Literatura e
                                                                                          escritora de romances policiais, contos e crônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário